A taxa de cliques é também conhecida pela sigla CTR (do inglês Click-Through Rate). Ela é uma métrica utilizada em marketing digital para medir a efetividade de anúncios e campanhas em gerar cliques em um determinado link ou página da web.
O CTR é calculado dividindo-se o número de cliques no link ou anúncio pelo número de vezes que o link ou anúncio foi exibido. O resultado é geralmente expresso em porcentagem, por exemplo, se um anúncio foi exibido 1.000 vezes e gerou 50 cliques, a taxa de cliques desse anúncio seria de 5% (50/1000 x 100).
Ela é uma métrica importante porque indica o quão relevante e atrativo um anúncio é para o público-alvo. Um CTR baixo pode indicar que o anúncio não está sendo efetivo em atrair a atenção do público, enquanto que um CTR alto pode indicar que o anúncio é relevante e está gerando interesse no público. Assim, ele é comumente utilizado em campanhas de publicidade online, como anúncios em redes sociais (Instagram, Facebook e Tiktok), links patrocinados em mecanismos de busca (Google) e banners em sites. O acompanhamento desta métrica pode ajudar os anunciantes a avaliar a efetividade de suas campanhas e tomar decisões para otimizar seus resultados.